Notícias

Comerciantes apostam em câmeras de segurança para inibir assaltos

Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança diz que mercado cresce 13% por ano. Prática virou comum .

Temerosos com o aumento da violência, os comerciantes recorrem à instalação de câmeras de segurança para combater a criminalidade e trazer mais tranqüilidade a si e aos clientes. Cansados de roubos de mercadorias ou carteiras, os empresários apostam em sistemas de monitoramento para coibir a prática.



"Comecei com quatro câmeras, depois passamos para oito, 16 e agora vamos colocar mais. Não podemos mais viver sem elas", afirmou o empresário Jeferson Teixeira da Cunha, que também utiliza computadores para fiscalizar tudo que acontece em seu comércio.

Vera Lúcia Silva também deposita nas câmeras a confiança de dias mais tranqüilos. Ela conta que muitos clientes de sua loja de roupas tiveram suas carteiras roubadas e a instalação de um sistema de monitoramento tanto na parte interna quanto na externa fez com que a prática acabasse.

"Geralmente quem faz é uma quadrilha. Nunca tem uma só pessoa. Eles ficam em volta do cliente, começam a conversar sobre os produtos e, de repente, abrem a bolsa e levam a carteira. Hoje estamos quase 100% sem roubos. É muito difícil que aconteça novamente", explicou.

Tendência

A instalação de câmeras é cada vez mais uma arma contra a criminalidade. Segundo a Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o mercado cresce em média 13% por ano. Os que mais procuram a tecnologia são os comerciantes e empresários.

Fiscalização

Para combater os criminosos, a Polícia Militar (PM) também investe em aparatos tecnológicos para investigar como os bandidos agem. Segundo o delegado Marco Aurélio Barboza, é dever do Estado garantir a segurança da população, mas a colaboração das pessoas também ajuda no processo contra atos criminosos.

"O Estado tem o dever de dar segurança, mas a segurança pública é responsabilidade de todos. O particular não pode se tornar alheio a questões sociais e criminais que encontramos nos dias de hoje", disse.

Fonte : PORTAL DA SEGURANÇA

 


PUBLICADO EM 11/04/2014
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS!
COMPARTILHE:

© 2020 - Todos direitos reservados à Idea Soluções em Segurança   |   Tecnologia: Rock7

Área de acesso  restrita!